Trabalho Biologia

Fixismo

Posted on: novembro 6, 2008

Fixismo

Quando o Homem se começou a dar conta dos seres vivos que o rodeavam, tornou-se necessário explicar o aparecimento destes, bem como o seu próprio aparecimento. Foi então que surgiram algumas teorias cujo objetivo era explicar o surgimento e desenvolvimento das espécies vivas.
Como se sabe segundo algumas crenças, existe uma ou várias entidades todo-poderosas responsáveis pela criação de tudo o que conhecemos. Estas crenças, bem como a aparente idéia de que os animais, geração após geração, permanecem imutáveis, levaram ao aparecimento do princípio, que durante muitas centenas de anos foi tido como certo, de que a entidade toda poderosa era perfeita, pelo que tudo o que criava teria de ser perfeito também. Assim, surgiu a teoria fixista:
Fixismo: Esta teoria pretende explicar o surgimento das espécies, afirmando que estas surgiram sobre a Terra, cada qual já adaptada ao ambiente onde foi criada, pelo que, uma vez que não havia necessidade de mudanças, as espécies permaneciam imutáveis desde o momento em que surgiram. Deste modo, e de acordo com esta teoria, não haveria um antepassado comum. No entanto, para a explicação do surgimento das espécies primordiais há várias opiniões:
- Anaximandro (611-546 a.C.): Este autor considerava que os primeiros animais surgiram de uma “vasa marinha” a partir da qual surgiram todos os outros animais; o Homem teria surgido do ventre dos peixes.
Deste modo, desenvolveram-se dentro do fixismo outras teorias que pretendiam explicar o surgimento das espécies:

Geração espontânea
Segundo Aristóteles, autor desta teoria, e influenciado pela teoria platónica da existência de um mundo das imagens, afirmava que as espécies surgem por geração espontânea, ou seja, existiam diversas fórmulas que dariam origem às diferentes espécies. Isto é, segundo ele, os organismos podem surgir a partir de uma massa inerte segundo um princípio activo. (Por exemplo, nascer um rato da combinação de uma camisa suja e de um pouco de milho).

A geração espontânea permaneceu como idéia principal do surgimento das espécies devido à influência que as crenças religiosas incutiam na civilização ocidental, principalmente. Assim, a geração espontânea tornou-se uma idéia chave para a teoria que surgiria a seguir
Criacionismo
O criacionismo era visto por teólogos e filósofos de modos diferentes: os teólogos afirmavam que Deus, o ser supremo e perfeito, tinha criado todos os seres e, uma vez que era perfeito, tudo o que criava era perfeito também, pelo que as espécies foram colocadas no mundo já adaptadas ao ambiente onde foram criadas, e permaneceram imutáveis ao longo dos tempos; os filósofos, embora também apoiassem a criação das espécies por Deus, acrescentavam que, quando se verificava uma imperfeição no mundo vivo, esta devia-se ao ambiente, que era corrupto e mutável, portanto imperfeito.
Assim, e segundo esta teoria, o aparecimento de novas espécies eram impensável, bem como a extinção de outras.

About these ads

21 Respostas to "Fixismo"

queridos muito obrigada pois este trabalho esta nos ajudando muito..

beijos
e continue enviando +

muito obrigado pela oportunidade que me cederam na pesquisa dessa matéria. gostaria que cada vez que tenha necessidade me ajudassem com grande sucesso.

muito obrigado.

eu gostei da explicação

Eu sou criacionista e criacionistas não são fixistas. acreditamos sim que Deus o mundo e todos os organismos em 6 dias mas as épecies não são imutaveis elas podem sofrer pequenas variações para se adaptarem ao ambiente o que não acreditamos é que um organismo unicelular possa originar um homem ou repteis se tranformarem em aves, o que é o cumúlo do absurdo. antes de escreverem besteiras sobre os criacionistas por que não vão direto a fonte. Recomendo o livro A história da vida de Michelson Borges, o livro Origens e A ciência descobre Deus de Ariel Roth.

Afirmar que criacionistas são fixistas é algo tão invalido quando dizer que os evolucionistas dizem que o homem veio do macaco.

valleuu aee perssa

Esse site é prefeito, tem tdo q eu preciso para o meu trabalho *-*

se o homem veio do macaco,como ainda existem macacos no mundo?

existem macacos porque eles levam milhoes de anos para evoluir como o Homem

os macacos ñ vivem milhões de anos como eles vão evoluir?

Querido, o homem não “veio” do macaco, mas sim, em algum momento da história eles tiveram um ancestral comum. Populações desse ancestral comum seguiram rumos diferentes, por viver em locais diferentes, com diferentes condições de luz, vegetação, alimento, etc. E essas populações se diferenciaram/acumularam mutações diferentes, gerando, com o passar de MILHARES de anos diferenças significativas.

Mas isso é completamente diferente de dizer que o homem veio do macaco.

Outra coisa errônea é pensar que esse “macaco ancestral” continua existindo (ou seja, caberia a errônea pergunta de por que existem macacos no mundo…). Esse ancestral deu origem aos gorilas, ao homem, ao chipanzé, aos bonobos, mas não existe mais! Ele se diversificou de várias formas, ou pra tornar mais fácil o entendimento, “evoluiu” de diferentes maneiras. Se um ancestral do grupo dos repteis deu origem ao grupo das aves, poderíamos questionar por que ainda existem repteis…? Ou por que os peixes ainda continuam na água…?

É incorreto pensar que a evolução de todas as formas de vida teria que chegar ao ser humano, como um fim pre-estabelecido (ou uma força divina direcionando a evolução). Todos os seres vivos atuais estão adaptados ao seu ambiente, então não podemos dizer que não são evoluídos. Somos parte da evolução, não o objetivo dela.

E vale lembrar que, em acidentes atômicos e coisas parecidas, as baratas, ratos e bactérias em geral sempre sobrevivem. São eles então mais “evoluídos” do que nós?

O conceito de evolução não significa a mesma coisa que progresso… E também estamos todos (todos os seres vivos mesmo) evoluindo, as populações não param de evoluir – só não conseguimos perceber isso na nossa – um bom exemplo é o das africanas que são resistentes ao vírus da AIDS. Elas contraem o vírus mas não desenvolvem a doença porque o vírus não consegue entrar no linfócito delas.

Fica a dica pra pesquisar mais!

Acho que cada um defende a teoria que quiser. Eu só tô em dúvida em uma coisa, existe diferença entre Criacionismo e fixismo ? Porquê meu trabalho é sobre isso, e tudo que eu já li diz que Criacionismo é o mesmo que fixismo. Quem puder, ajuda aí por favor.

Bom trabalho eu acredito no fixismo e, gostei do trablho.parabenz!

Acredito no Fixismo, pois se os homens vieram dos macacos, por que os macacos não continuam evoluindo para homens?

eu sou o resutado do processo criacional

na minha opinião eu acho isso não passa de uma alienação esse negócio de que o homem veio do macaco e um absurdo.

O fixismo é apenas uma explicação para as causas da diversidade entre seres. defendendo que os seres não evoluem, que se mantêm assim como os vê-mos.

FIXISMO é um conjunto de teses segundo as quais os reres vivos eram criados por um ser superior.Uma ves criadas as diferentes espécies,os organismos não sofriam qualquer modificaçao.Segundo esta teoria,os seres vivos actuais são actuais aos de sempre.Segundo ARISTOTELES, a Natureza era reprerentada por uma escada que ligava a matéria não viva e o espírito imaterial. As diferentes categorias dos seres vivos estavam dispostas por ordem de perfeição.Nessa hierarquia,estaria o Homem,seguido de anjos,e,acima de tudo ,Deus.Interesses socias para justificar a desigualdade social entre os homes e faze-los crer que cada um devia oucupar o seu lugar,sem pretender subir acima dele,mantiveram esta teoria durante muito tempo e.com isso,a ordem social.

Achei ótima a explicação, aprendi muito aqui.
Tenho uma fanpage no facebook – Nossa Filosofia -, onde
proponho debates destas ideias e de outras. Obrigado pela explicação.

Link da minha página http://www.facebook.com/nossafilosofia

muito obrigado cara eu e meu amor estamos muito felizes com este trabalho explendido um grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: